A Ubisoft anunciou uma mudança significativa para Rainbow Six Siege: a transição do DirectX 11 para o DirectX 12, preparando o terreno para a Operation Prep Phase e o aguardado Siege X. Essa atualização, essencial para o futuro do jogo, afetará os jogadores de PC, enquanto consoles como PS5, PS4, Xbox Series X|S e Xbox One seguem sem impacto direto.
A Ubisoft revelou que o Rainbow Six Siege adotará o DirectX 12 em breve, marcando o fim do suporte ao DirectX 11. Essa mudança visa otimizar o jogo e suportar tecnologias futuras, como melhorias gráficas e esforços contra trapaças. No entanto, cerca de 1,4% dos jogadores de PC não possuem hardware compatível, precisando de upgrades para continuar jogando o game após Fevereiro.
Além disso, a empresa destaca que o DirectX 12, lançado em 2015, abre espaço para imersão avançada. Jogadores com desktops podem adquirir placas gráficas usadas a baixo custo, mas quem usa laptops enfrenta desafios, já que a troca de GPU é rara nesses dispositivos.
A Operation Prep Phase, que começa em 4 de março, lança as bases para o Siege X. A Ubisoft planeja revelar essa transformação histórica em um showcase no dia 13 de março, prometendo detalhes sobre gráficos, áudio e jogabilidade renovada. Esse período inicial ajudará a corrigir problemas remanescentes e melhorar o desempenho.
Por exemplo, a colaboração com a comunidade na Y9S4 resolveu falhas de desempenho no DirectX 12. Agora, com foco em uma única API, a Ubisoft espera reagir rapidamente a novos desafios, elevando a experiência para os jogadores.
A Ubisoft descreve a transição como essencial para o futuro da franquia Siege, permitindo avanços técnicos e estratégicos. A mudança foi adiada após feedback dos jogadores, garantindo uma adaptação mais suave.