Um projeto cancelado pela id Software que seria uma continuação da icônica franquia DOOM. Esses materiais, que incluem artes conceituais, capturas de tela e informações sobre o desenvolvimento, foram vazados por um ex-artista da id Software, oferecendo um vislumbre do que poderia ter sido o jogo.
DOOM 4 Possessed human and other demon concepts from very early development.
Oldies already uncovered. These concepts were made by the legendary Kenneth Scott! pic.twitter.com/ANl1IelGru— Crispies (@Runhob) April 29, 2025
Doom 4 birthday props.
You can find some of these assets in Doom 2016 and Doom Eternal in-game as developer easter eggs. pic.twitter.com/0odgrgOM3V— Crispies (@Runhob) April 29, 2025
This unreleased Doom game is still relevant in 2024. They should release the build by now #DOOM4 #DOOM #LostMedia pic.twitter.com/NCraitonl9
— Crispies (@Runhob) October 22, 2024
Os materiais de DOOM 4 divulgados incluem mais de 170 assets, como artes conceituais, capturas de tela e até quatro faixas musicais, conforme reportado originalmente pela DSOGaming em 2012 e revisitado pela Insider Gaming Brasil em 2025. Esses materiais foram vazados por um ex-artista da id Software, que trabalhou no projeto entre 2007 e 2011, antes de seu cancelamento. Alguns dos destaques incluem:
A Insider Gaming Brasil destaca que esses materiais confirmam o que foi relatado por fontes como a Retroware: DOOM 4 seria centrado em um grupo de soldados lutando contra demônios na Terra, com uma narrativa mais linear e cinematográfica, apelidada internamente de “Call of DOOM” devido à sua semelhança com jogos de guerra modernos.
DOOM 4 foi anunciado pela primeira vez em 2007 por John Carmack, co-fundador da id Software, durante a QuakeCon. O desenvolvimento começou logo após o lançamento de DOOM 3 (2004), mas enfrentou dificuldades significativas. A id Software, que na época tinha apenas 19 funcionários (Wikipedia, web ID: 2), também trabalhava em Rage, o que dividiu recursos e atrasou o progresso de DOOM 4.
Entre 2009 e 2011, o projeto passou por várias reformulações. A aquisição da id Software pela ZeniMax Media em 2009 trouxe mais pressão para entregar um jogo comercialmente viável. No entanto, as builds iniciais de DOOM 4 foram criticadas internamente por não capturar a essência frenética da franquia, focando demais em elementos cinematográficos e menos em combate rápido, como relatado pela Retroware. Em 2011, a Bethesda, publisher da id Software, cancelou o projeto, e o estúdio reiniciou o desenvolvimento, resultando em DOOM (2016), um reboot que foi amplamente aclamado.
Os materiais de DOOM 4 divulgados reforçam os relatos de que o jogo estava em um caminho diferente, mais próximo de um shooter militar do que do estilo “rip and tear” que define a série. Esse cancelamento abriu caminho para DOOM (2016) e, mais tarde, DOOM Eternal (2020), além do próximo DOOM: The Dark Ages, previsto para ser revelado em 2025.
Os materiais de DOOM 4 podem ser comparados a outros jogos da série:
Fãs brasileiros no Reddit compararam DOOM 4 a outros projetos cancelados, como Titanfall Legends (Insider Gaming, 29 de abril de 2025), observando que cancelamentos podem levar a resultados melhores, como o reboot de DOOM em 2016.
Os materiais de DOOM 4 divulgados oferecem uma visão fascinante de um projeto que nunca viu a luz do dia, revelando os desafios enfrentados pela id Software durante seu desenvolvimento. Para os fãs brasileiros, esses vazamentos são uma oportunidade de explorar a história da franquia DOOM, que tem uma base sólida no país, e de refletir sobre como o cancelamento de DOOM 4 levou ao sucesso de DOOM (2016). A expectativa agora se volta para DOOM: The Dark Ages, com a esperança de que a id Software continue a entregar experiências intensas e, quem sabe, invista em uma localização mais completa para o Brasil.
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