Battlefield: Ex-Dev Critica Fim das Restrições de Armas por Classe

Battlefieldhá 5 dias

O vindouro título da franquia Battlefield está gerando discussões antes mesmo de seu anúncio oficial, especialmente em relação às mudanças propostas para o sistema de classes. David Goldfarb, ex-designer chefe de Battlefield 3 e Bad Company 2, e diretor de Payday 2, manifestou publicamente seu desacordo com a aparente decisão da DICE de permitir que todas as classes utilizem qualquer arma, um sistema que, segundo ele, pode descaracterizar a essência da série.

A Essência de Battlefield: Escolhas que Importam

Em uma série de postagens em sua conta no X (antigo Twitter), Goldfarb argumentou que a força de Battlefield sempre residiu nas escolhas significativas impostas pelo sistema de classes tradicional, onde cada especialização tem acesso a um arsenal e equipamentos específicos, fomentando a jogabilidade em equipe e táticas coordenadas.

Ele declarou: “Battlefield é um jogo de escolhas que importam. Isso [o novo sistema proposto] parece remover essa história e diluir essa importância em favor de – você simplesmente não será tão bom com ‘xyz’ [arma/equipamento] – o que, na minha opinião, não está no cerne da franquia.”

Para Goldfarb, a identidade da série está intrinsecamente ligada a esse sistema. “A franquia é construída sobre classes e um sistema de ‘pedra, papel e tesoura’ que são escolhas significativas – atenuar o efeito dessas escolhas é ‘ehhhh'”, complementou o desenvolvedor. Ele ainda mencionou sua experiência com Payday 2, onde implementou um sistema com maior flexibilidade, mas ressaltou: “você ainda não conseguia ter tudo, o que é crucial”.

O Impacto da Universalização das Armas

  • Diluição da Identidade das Classes: Se todas as classes podem usar todas as armas, a distinção e o papel tático de cada uma podem se perder.
  • Menos Ênfase na Cooperação: A necessidade de um esquadrão com classes variadas para cobrir diferentes situações de combate pode diminuir.
  • Mudança na Dinâmica do Jogo: O “pedra, papel e tesoura” que equilibra as forças em Battlefield pode ser comprometido.

DICE Reconsiderará? Goldfarb Acredita Ser Tarde Demais

Questionado sobre a possibilidade da DICE reconsiderar e manter um sistema de armas restrito por classes, Goldfarb mostrou-se cético. “Tarde demais, na minha opinião, mas nunca se sabe. Mudar para um sistema verdadeiramente baseado em classes significa um monte de coisas. Eu duvido”, afirmou.

Essa discussão surge em um momento crucial para a franquia, que busca se reerguer após o lançamento conturbado de Battlefield 2042, título que inicialmente aboliu o sistema de classes tradicional em favor de Especialistas, uma decisão que foi amplamente criticada pela comunidade e posteriormente revertida parcialmente. Aparentemente, a DICE pode estar buscando um meio-termo, mas que não agrada a todos os veteranos e ex-desenvolvedores.

Ainda não há informações oficiais sobre como exatamente o novo sistema de classes e armas funcionará no próximo Battlefield. Entretanto, as declarações de uma figura experiente como David Goldfarb acendem um alerta para os fãs mais puristas da série. Você pode conferir a discussão original no perfil de David Goldfarb no X.

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