Clair Obscur: Expedition 33, desenvolvido pela Sandfall Interactive, se tornou um dos jogos mais aclamados de 2025. O título recebeu indicações como Jogo do Ano por influenciadores e pela comunidade de gamers.
A Sandfall Interactive, um estúdio pequeno e novo na indústria, não planeja aumentar sua equipe apesar do sucesso. Em entrevista à Automaton Japan, Guillaume Broche, diretor criativo, e Tom Guillermin, programador líder, discutiram o desenvolvimento do jogo.
Broche explicou que a equipe atual é ideal para um RPG por turnos de preço cheio. Ele disse: “Acho que, por enquanto, prefiro trabalhar com uma equipe pequena. Não tenho certeza de qual seria o tamanho ideal, mas para um RPG por turnos, estamos no tamanho certo.”
A divisão de tarefas incluiu cinco pessoas nos cenários, duas na história, de três a seis nas cinemáticas e quatro na trilha sonora. Parceiros externos ajudaram em QA, localização e marketing, enquanto o desenvolvimento principal ficou com a equipe interna.
O estúdio priorizou contratações de profissionais jovens e talentosos com espírito de luta. Broche mencionou que realizaram mais de 200 entrevistas e selecionaram pessoas sem muita experiência prévia, como um artista de VFX e um designer de personagens, recém-formados. Isso permitiu adaptação ao estilo único do estúdio.
Clair Obscur: Expedition 33 está disponível para PC, PS5, Xbox Series S|X e Game Pass.